Dieta detox para desinchar
Dieta detox para desinchar
5 (100%) 1 vote

Dieta detox para desinchar

Muita gente pensa que alimentação detox é sinônimo de dieta radical, restritiva e cheia de ingredientes malucos.

A nutricionista Rosi Frizzo Feliciano esclarece: a detoxificação, ou simplesmente detox, é uma técnica da nutrição funcional cujo objetivo é ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde.

“Com o padrão de vida atual, baseado em uma alimentação pobre em vitaminas e rica em hormônios, agrotóxicos, aditivos alimentares, açúcar, gordura e uso abusivo de medicamentos, estamos constantemente expostos a substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo.”

Alimentos permitidos na Dieta Detox

O cardápio da dieta detox é completamente natural com chás, frutas, hortaliças, legumes, grãos, sementes, carnes magras, ovos caipira, castanhas, azeite, grãos integrais, água e sucos naturais. De preferência frutas, legumes e verduras orgânicas.

Alimentos proibidos na Dieta Detox

A ingestão de alguns alimentos durante a dieta não é aconselhável, dentre eles estão alimentos industrializados, açúcar, embutidos, processados, massas, laticínios, defumados, carnes vermelha, farinha de trigo, café, alimentos que contêm glúten e bebidas alcoólicas.

Essa é uma dieta muito utilizada em períodos pós festas, onde geralmente acabamos exagerando no consumo de bebidas alcoólicas e alimentos calóricos. E com seu poder desintoxicante, a Dieta Detox ajuda a eliminar as toxinas acumuladas em nosso organismo, que não são eliminadas naturalmente.

Perguntas Recorrentes

Leitoras do meu site me mandam e-mails frequentes com diversas perguntas, sendo estas relacionadas a dieta Detox, preparei uma lista com grande parte destas perguntas, veja a seguir:

Quais tipos de frutas e hortaliças possuem baixo índice glicêmico?
As frutas de baixo índice glicêmico são principalmente as frutas vermelhas e rochas (morango, blueberry, acerola, dentre outras). O açaí também possuí baixo índice glicêmico quando puro. Já as hortaliças todas possuem baixo índice glicêmico no geral: folhas (alface, acelga, couve, etc), couve-flor, brócolis. Elas também são ricas em vitaminas diversas que contribuem para um bom funcionamento do corpo e fibras para o bom funcionamento do intestino.

O Detox pode trazer quais benéficos para o organismo, além de melhorar o sono, o humor e o stress?
Um Detox com alimentos estratégicos alinhado com o que chamo de boa ciência do emagrecimento (estudos de elevado nível de evidência científica das maiores universidades do mundo) pode de fato trazer uma melhora no sono, humor, diminuição de stress, aumento dos níveis do nível de energia e disposição além de regular os hormônios que estão desregulados com a má alimentação atual.

O que está “limpeza metabólica” realiza no organismo?
A limpeza metabólica promovida por um Detox alinhado com a ciência dentro de uma alimentação estratégica basicamente regula os níveis hormonais melhorando o metabolismo. Para ficar mais fácil eu gosto de comparar nosso metabolismo com uma caixa dágua que está suja no começo. Com um detox correto ela desentope e a água volta a circular livremente, a pessoa perde peso, fica mais disposta, ganha energia, melhora o sono, dentre outros benefícios.

Quais os principais hábitos devem ser criados manter uma alimentação correta confirme o dia-a-dia?
O principal hábito é de manter o comprometimento com sua saúde. Não se trata só de emagrecimento, mas de prevenir doenças como diabetes e obesidade (que é doença). Evitar alimentos industriais, evitar farináceos de trigo (pães, massas), evitar refrigerantes e alimentos lights. Fazer atividade física também é muito importante.

Quais os piores alimentos que elevam a insulina no sangue? E quais a diminui?
Os que mais elevam são: farináceos de trigo (pão integral, comum, massas, biscoitos diversos), açucar (doces, sorvetes), alimentos lights (que contém açucares disfarçados como a maltodextrina), dentre outros. Os que diminuem a insulina no sangue são as gorduras saudáveis (óleo de coco, abacate, ovos, dentre outros) e também as proteínas de alto valor biológico (carnes, peixes, dentre outros).

Finalizando, a grande maioria das dietas detox são dietas para emagrecer, da moda, e não se sustentam.

Por outro lado já existem propostas em usar uma dieta detox que esteja alinhada com a boa ciência pra fazer uma limpeza metabólica inicial.Um detox que em seguida utiliza a alimentação estratégica para a manutenção da saúde, da perda de peso sustentável tornando possível emagrecer e permanecer magra ao longo da vida.

Agora, convido você a colocar em prática tudo que conversamos aqui!