Rate this post

A menopausa é o nome do período da última menstruação da mulher. O principal sintoma da menopausa é justamente a parada da menstruação e a chegada dela é marcada pela irregularidade do ciclo menstrual, além do climatério (calorões), secura vaginal, dores de cabeça, variações de humor e uma série de outros fatores consequentes.

O inicio da sobrevivendo a menopausa acontece em geral entre os 45 e 55 anos. A partir dessa idade os ciclos de ovulação e de menstruação passam a ser encerrados gradativamente porque acaba a quantidade de ovários disponíveis no organismo feminino, com isso, o corpo também para de produzir estrogênio e progesterona.

O período de transição da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva é denominado climatério. É nessa fase que o organismo da mulher está se adaptando as novas condições, podendo gerar alguns desconfortos. Alguns especialistas classificam essa fase como pré-menopausa ou climatério.

Sintomas da menopausa

SINTOMAS DA MENOPAUSA

Diminuição, irregularidade e ausência da menstruação;
Insônia;
Mudanças hormonais bruscas;
Cansaço excessivo;
Desconforto vaginal durante relação sexual;
Diminuição ou perda da libido;
Diminuição do foco e da memória;
Insônia;
Ondas de calor;
Suor noturno;
Ganho de gordura corporal, principalmente na região do abdômen;
Osteoporose;
Aumento do risco de doenças cardiovasculares;
Depressão;
Acumulo de gordura abdominal;
Ansiedade;
Secura vaginal;
Queda de cabelo;
Sudorese noturna.
Sintomas da menopausa

Já que os sintomas podem afetar a mulher física e psicologicamente nessa fase, especialistas recomendam um trabalho em conjunto com profissionais da ginecologia, psicologia, cardiologia entre outros, caso seja necessário para minimizar os sintomas. A sobrevivendo a menopausa pode ser mais branda ou muito severa dependendo do caso, por isso o acompanhamento mais atencioso é necessário.

No período da menopausa, a mulher continuará a consultar o médico ginecologista normalmente e fará os tratamentos e exames necessários com outros especialistas.